Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Realizada primeira reunião da força tarefa de regularização ambiental dos presídios do RS

Publicação:

PRIMEIRA REUNIÃO FORÇA TAREFA
PRIMEIRA REUNIÃO FORÇA TAREFA

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (14), a primeira reunião da força tarefa que trabalha para regulariza a situação ambiental dos presídios do Rio Grande do Sul. A reunião foi coordenada pela secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini. Ficou definido a realização de uma visita técnica, na próxima segunda-feira (21), em três presídios cuja situação foi considerada pelo grupo como prioritária: Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, Penitenciária Estadual de Venâncio Aires e Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.

De acordo com Ana Pellini, o objetivo da visita é fazer um diagnóstico da situação para analisar uma alternativa rápida e acessível para o tratamento do esgoto das penitenciárias. "Esse é o primeiro passo de uma caminhada. Precisamos encontrar uma solução emergencial com o menor custo e o menor tempo para resolver imediatamente essa questão. Não vamos conseguir solucionar todos os problemas do sistema carcerário, mas conseguiremos proteger o meio ambiente", ressalta a secretária.

Conforme o diretor de engenharia prisional da Susepe, Alexandre Micol, a ideia é analisar caso-a-caso a situação dos sistemas de esgoto nos presídios. "Temos pontos onde a fuga de esgoto pode ser resolvida com a construção de uma fossa e filtro com sumidouro. Em outros casos, será necessária a retomada da operação das estações de tratamento", explica Micol. Segundo ele, o Rio Grande do Sul possui, atualmente, 111 presídios estaduais em atividade.

Também participaram do encontro técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura