Mar retoma condições de banho em todo litoral gaúcho

2218

Todos os pontos de análise da balneabilidade no mar do Estado foram considerados próprios para banho, conforme análise semanal da Fepam. No entanto, o relatório apontou que subiu para 14 o número de pontos impróprios para banho nas águas internas gaúchas.

Os novos locais sem condições de banho no litoral Médio são a Praia das Nereidas, em São Lourenço do Sul e o Camping dos Pinheirais, em Tapes. Além destes permanecem impróprias as praias da Capilha, em Rio Grande, e da Barrinha, em São Lourenço do Sul e o Camping Municipal de Cristal.

Na região Hidrográfica do Uruguai, a análise desta semana também apontou alguns pontos impróprios, pela primeira vez: Praia do Passo Real, em Dom Pedrito; Camping Rainha do Sol, em Manoel Viana; Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago; e Balneário passo do Umbú, em São Vicente do Sul. Além destes cinco locais, o Balneário Caverá, em Alegrete, segue não indicado para banho.

A novidade, na região hidrográfica do Guaíba, é a alteração das condições da praia Recanto das Mulatas, que foi apontada como própria para uso dos banhistas, após quatro semanas imprópria. Já as praias da Alegria e da Florida continuam com águas impróprias.

O litoral sul segue com o Camping Municipal de Pedro Osório como único ponto impróprio e o litoral norte apresenta totais condições de banho.

Devido à dificuldade de acesso, em razão das chuvas, não foi possível realizar a coleta no Balneário São Simão, no município de Cacequi, e no Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo.

Projeto Balneabilidade 2016/2017

Neste verão, nas praias que tiverem guaritas, as informações sobre as condições de banho estarão disponíveis em painéis anexados, junto com informações do Corpo de Bombeiros e o horário de atendimento dos salva-vidas. Isso será possível nas praias do litoral norte e sul.

A qualidade da água está sendo monitorada em 43 municípios, sendo que 57 pontos estão na Região Hidrográfica do Litoral (33 no litoral norte, 19 no litoral médio e cinco no litoral sul). Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento é realizado em 14 pontos, e na Região Hidrográfica do Uruguai são 12.

As coletas e análises das águas estão sendo realizadas pelo laboratório da Fepam nos balneários do litoral norte, e pela Corsan nos balneários do litoral médio e sul e nas regiões do Guaíba e do Uruguai.
O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 15 semanas. O primeiro boletim, divulgado em 23 de dezembro, foi elaborado com base no resultado das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Os resultados serão divulgados sempre às sextas-feiras no site da Fepam, sendo que o último relatório será divulgado no dia 3 de março de 2017.