Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Mar retoma condições de banho em todo litoral gaúcho

Publicação:

2218
2218

Todos os pontos de análise da balneabilidade no mar do Estado foram considerados próprios para banho, conforme análise semanal da Fepam. No entanto, o relatório apontou que subiu para 14 o número de pontos impróprios para banho nas águas internas gaúchas.


Os novos locais sem condições de banho no litoral Médio são a Praia das Nereidas, em São Lourenço do Sul e o Camping dos Pinheirais, em Tapes. Além destes permanecem impróprias as praias da Capilha, em Rio Grande, e da Barrinha, em São Lourenço do Sul e o Camping Municipal de Cristal.


Na região Hidrográfica do Uruguai, a análise desta semana também apontou alguns pontos impróprios, pela primeira vez: Praia do Passo Real, em Dom Pedrito; Camping Rainha do Sol, em Manoel Viana; Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago; e Balneário passo do Umbú, em São Vicente do Sul. Além destes cinco locais, o Balneário Caverá, em Alegrete, segue não indicado para banho.


A novidade, na região hidrográfica do Guaíba, é a alteração das condições da praia Recanto das Mulatas, que foi apontada como própria para uso dos banhistas, após quatro semanas imprópria. Já as praias da Alegria e da Florida continuam com águas impróprias.


O litoral sul segue com o Camping Municipal de Pedro Osório como único ponto impróprio e o litoral norte apresenta totais condições de banho.


Devido à dificuldade de acesso, em razão das chuvas, não foi possível realizar a coleta no Balneário São Simão, no município de Cacequi, e no Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo.

Projeto Balneabilidade 2016/2017


Neste verão, nas praias que tiverem guaritas, as informações sobre as condições de banho estarão disponíveis em painéis anexados, junto com informações do Corpo de Bombeiros e o horário de atendimento dos salva-vidas. Isso será possível nas praias do litoral norte e sul.


A qualidade da água está sendo monitorada em 43 municípios, sendo que 57 pontos estão na Região Hidrográfica do Litoral (33 no litoral norte, 19 no litoral médio e cinco no litoral sul). Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento é realizado em 14 pontos, e na Região Hidrográfica do Uruguai são 12.


As coletas e análises das águas estão sendo realizadas pelo laboratório da Fepam nos balneários do litoral norte, e pela Corsan nos balneários do litoral médio e sul e nas regiões do Guaíba e do Uruguai.
O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 15 semanas. O primeiro boletim, divulgado em 23 de dezembro, foi elaborado com base no resultado das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Os resultados serão divulgados sempre às sextas-feiras no site da Fepam, sendo que o último relatório será divulgado no dia 3 de março de 2017.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura