Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Gestão de fauna silvestre é tema de debate

Publicação:

Arquivo Setor de Fauna
Arquivo Setor de Fauna

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) ministrou, nesta quarta-feira (9), palestra sobre a Gestão Estadual de Fauna Silvestre para técnicos de dois municípios da região metropolitana de Porto Alegre: Viamão e Esteio.
A apresentação contou com quatro módulos que focaram as temáticas referentes às atribuições da gestão de fauna para o Estado e municípios.
O primeiro módulo, ministrado pela bióloga Isabel Lermen, abordou a contextualizando as atribuições do Estado e apresentou as atividades desenvolvidas atualmente pelo Setor de Fauna conforme a Lei Complementar 140, de 2011.
A convite do setor, as médicas veterinárias residentes do Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da UFRGS (PRESERVAS) Priscila Medina e Livia Surita ministraram o segundo módulo, focado nas técnicas de contenção e manejo utilizadas para o resgate de fauna silvestre.
O terceiro módulo abrangeu uma breve explicação sobre a utilização do Sistema de Gestão de Criadores Amadoristas de Passeriformes Silvestres Nativos (SISPASS). A técnica do Setor de Fauna Camila Marek demonstrou a utilização da ferramenta por parte do setor e de que forma é possível utilizá-la para a gestão compartilhada entre Estado e municípios.
Por fim, considerando que a fiscalização é atribuição comum dos três entes federativos, foram apresentadas pelas técnicas da Sema algumas diretrizes adotadas pelo Estado e propostas algumas ações integradas de forma a uniformizar a atividade.
A apresentação contou com a presença de 20 técnicos e aconteceu na sede da Secretaria. Esta é a primeira de uma rodada de palestras e capacitações que o setor deverá realizar.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura