Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Feriadão do carnaval terá sete pontos impróprios para banho no RS

Publicação:

Balneabilidade 2016/2017
Litoral gaúcho

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (9), o nono relatório do Projeto Balneabilidade. De acordo com o boletim, sete pontos estão impróprios no Rio Grande do Sul. Estão sem condições de banho o Balneário Nova Palma, em Nova Palma; o Balneário de Mata, em Mata; a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; a Praia Carlos Larger, em Candelária; o Balneário Rainha do Sol, em Manoel Viana; o Balneário Rebelo, em Tapes; e o Balneário Passo do Umbú, em São Vicente do Sul. Todos os pontos impróprios estão localizados em águas interiores.

Na comparação com a semana passada, tornaram-se aptas para banho a Lagoa do Peixoto, em Osório; e a Praia de Areias Brancas, em Rosário do Sul. Neste verão, a Fepam está monitorando 79 balneários de 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. O Projeto Balneabilidade 2017/2018 terá duração de 12 semanas. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados nas sextas-feiras, de 15 de dezembro de 2017 a 02 de março de 2018. As coletas e análises são feitas pela Fepam e pela Corsan.


Projeto Balneabilidade

Os relatórios do Projeto Balneabilidade são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.

Os critérios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para águas doces, salobas e salinas: próprias ou impróprias para banho. São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros.

São impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco de amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.


Aplicativo

O site e o aplicativo do Projeto Balneabilidade, lançados neste verão, disponibilizam informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos, as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço tem o objetivo de facilitar a comunicação com os veranistas. Mesmo com a novidade, a Fepam optou por manter as tradicionais placas informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site balneabilidade.rs.gov.br e criar o atalho.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura