Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Estado pode adotar nova ferramenta de monitoramento do clima

Publicação:

Apresentação de nova ferramenta que detecta descarga elétrica
Apresentação de nova ferramenta que detecta descarga elétrica

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou nesta quarta-feira (18) reunião com técnicos da Secretaria de Minas e Energia, da empresa Somar Meteorologia e representantes da CEEE - Distribuidora, da RGE e da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (FECOERGS) para conhecer uma ferramenta de detecção e localização de descargas elétricas que atingem o solo, desenvolvida pela empresa finlandesa Vaisala, uma das mais importantes indústrias no setor de monitoramento climático do mundo.


Com essa ferramenta, explica o diretor Fernando Meirelles, é possível acompanhar a evolução da formação de tempestades a partir da localização dos raios, bem como estimar a velocidade e a direção de avanço das nuvens. Essas informações são estratégicas para a programação dos trabalhos das equipes de manutenção das redes de distribuição e podem ser utilizadas para reduzir o tempo necessário para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.


Os participantes concluíram que a incorporação dessa ferramenta é importante para o Estado e o assunto será discutido entre os secretários do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Minas e Energia.


Fernando Meirelles acrescenta que essa é mais uma iniciativa na consolidação da proposta da Política Estadual de Gestão de Riscos de Desastres e da Sala de Situação da Sema.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura