Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Curso sobre poda de árvores é realizado no Parque de Itapuã

Publicação:

Curso sobre poda de árvores é realizado no Parque de Itapuã
Curso sobre poda de árvores é realizado no Parque de Itapuã

O Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, promoveu, nesta quinta-feira (30), uma oficina sobre poda de árvores. O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal Leandro Dalri e pelo técnico agrícola Leandro Pacheco, ambos da Fundação Zoobotânica (FZB). Cerca de 30 pessoas participaram da capacitação, entre guarda-parques, condutores ambientais, bombeiros civis e produtores da região. A atividade contou com o apoio do Hospital Colônia de Itapuã e da Prefeitura de Viamão.

Segundo a gestora do Parque Estadual do Itapuã, Dayse Rocha, nenhum funcionário da unidade de conservação tinha experiência com podas. "Temos uma necessidade muito grande de podas dentro do parque, em áreas de visitação e nas estradas vicinais e de acesso. E nenhum funcionário tinha essa prática", justificou Dayse.

Durante a primeira metade do encontro, os alunos receberam, em sala de aula, orientações teóricas sobre critérios para poda de galhos, aspectos de segurança do trabalho, avaliação da necessidade de poda e procedimento de corte com uso de cordas, roldanas, motosserras e tratores. Na parte da tarde, os oficineiros entraram na mata para realizar atividade prática de regulagem do equipamento, afiação, poda de galhos e supressão de árvores.

A pedido dos alunos, já está sendo analisada a possibilidade de realização de um segundo módulo do curso, com enfoque em espécies exóticas e na legislação sobre poda.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura