Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Criação de pássaros é tema de audiência pública em Gravataí

Publicação:

audiência publica acps
audiência publica acps

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) é responsável por gerenciar a ferramenta que fiscaliza a criação amadora de pássaros no Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Setor de Fauna da Sema, departamento que administra o Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), o Estado possui atualmente mais de 11 mil criadores ativos cadastrados.

"A criação amadorista de passeriformes é uma categoria de uso e manejo de fauna silvestre prevista legalmente pelo Ibama e está entre as atribuições repassadas para os estados", explica a chefe do Setor de Fauna da Sema, Thais Michel. De acordo com a veterinária, os criadores são pessoas físicas que mantém em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da ordem passeriformes.

O assunto foi tema de audiência pública da Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira (16), na sede da Associação dos Criadores de Pássaros do Sul (ACPS), em Gravataí. O encontro foi proposto pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento gaúcho e contou com a presença de representantes do Setor de Fauna e do Departamento de Biodiversidade da Sema, do Núcleo de Conflitos Ambientais do Ministério Publico Estadual, da Federação Gaúcha dos Criadores de Pássaros Nativos Brasileiros Deputado Estadual (Fegapan) e da ACPS.

Para entrar em contato com o Setor de Fauna da Sema ligue para (51) 3288-8171 ou encaminhe mensagem para o email : sispass@sema.rs.gov.br

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura