SEMA Governo do RS
Porto Alegre, 20 de Outubro de 2014
COMUNICAÇÃO:
Governo dá início ao plano de manejo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande
Publicação: 07/06/2013 - 14:22
Durante cerimônia em Gravataí, secretário destacou importância do plano para a sustentabilidade
[Baixar imagem em alta definição (2,89 MB)]

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Zoobotânica (FZB) assinaram nesta sexta-feira (07) um protocolo de intenções que encaminha a execução do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande. Previsto em lei, o documento é uma antiga reivindicação da sociedade gaúcha, em especial das populações dos municípios que integram a APA, pesquisadores e ambientalistas.

Em cerimônia realizada em Gravataí, com o apoio da Prefeitura daquele município, o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lucio Fraga Pereira, destacou a importância do plano como um instrumento fundamental para regular as relações de uso do território da APA, com foco na garantia da sustentabilidade. "Trata-se, na verdade, do bem-estar das populações associadas à área e dos cuidados ambientais necessários para com uma região de valor inestimável à fauna e à flora", disse. Pereira lembrou que o plano também será decisivo para a melhor gestão dos mananciais, que têm relação direta com o abastecimento de água da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O secretário adjunto da Sema, Luis Fernando Perelló, ressaltou que o plano de manejo vai melhorar a vida de todos que habitam a região, uma vez que estabelecerá parâmetros até então inexistentes. "Facilitará, por exemplo, o trabalho das prefeituras e do Estado e será um redutor de conflitos, pois, na prática, definirá o que pode ser feito, quando e como", exemplificou. "Uma APA não é um local para dizer não, mas no qual se busca regular as atividades para que sejam sustentáveis e garantam os recursos que temos aqui por muito tempo", completou.

Trabalho coletivo

A presidente da FZB, Arlete Pasqualetto, reforçou que o objetivo do plano é qualificar o uso da APA e salientou é um trabalho a ser construído de forma coletiva. "A FZB, que tem uma equipe de alta qualidade e detentora de conhecimento da região, coordenará o estudo, mas o fará em conjunto com os municípios que serão chamados a participar", afirmou. A APA do Banhado Grande abrange parte dos municípios de Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Gravataí, numa uma área aproximada de 137 mil hectares.

Estiveram presentes no ato de assinatura a diretora-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, Cláudia Costa, a chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, Márcia Corrêa, a gestora da APA do Banhado Grande, Luísa Lokschin, o presidente da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APNVG), Sérgio Cardoso, entre outras autoridades e líderes comunitários.

Água e diversidade

Instituída por decreto estadual de 1998, a APA do Banhado Grande é uma Unidade de Conservação de uso sustentável que abriga os principais mananciais de água que abastecem a Região Metropolitana de Porto Alegre. Possui um conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí, conhecidos pelos nomes de Banhado do Chico Lomã, Banhado dos Pachecos e Banhado Grande.

A área é caracterizada por uma paisagem que compõe um mosaico de ecossistemas urbanos, cenários de lavouras de arroz, campos e matas de restinga. A região possui grande diversidade de plantas e animais, constituindo importante refúgio e local de reprodução de diversas espécies, além de ser indicado como área de significativa importância para conservação global de aves aquáticas e ponto de parada ou passagem para aves migratórias.

Assessoria de Imprensa/Sema
Foto: Daniel Hammes / FZB

 
Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Borges de Medeiros, 261 - Centro Cep: 90.020-021
Telefone: (0xx51) 3288-8100 - Desenvolvido pela PROCERGS
Brasão do Rio Grande do Sul  
Portal da Secretaria do Meio Ambiente
Envie este conteúdo por E-mail Se desejar enviar para mais de um destinatário, separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.

Nome do remetente:
E-mail do remetente:
E-mail(s) destinatário(s):
Comentário:


Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Rua Carlos Chagas, 55 - 9º andar - Centro Cep: 90.030-020
Telefone: (0xx51) 3288-8100