SEMA Governo do RS
Porto Alegre, 19 de Setembro de 2014
COMUNICAÇÃO:
Novo titular da Sema defende desenvolvimento com mais cuidados ambientais e inclusão social
Publicação: 08/04/2013 - 17:23
Carlos Fernando Niedersberg tomou posse nesta segunda-feira, 8
[Baixar imagem em alta definição (1,79 MB)]

O químico Carlos fernando Niedersberg assumiu hoje, 8, em cerimônia realizada no Palácio Piratini, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Em seu discurso de posse, Niedersberg afirmou que sua gestão seguirá as diretrizes da atual administração do Governo do Estado, com ênfase no desafio de proporcionar o crescimento econômico a partir de um avançado sistema ambiental capaz de garantir cada vez mais cuidados em relação às riquezas naturais e, ao mesmo tempo, ampliar a inclusão social. “Dessa forma e com o histórico que o Estado tem nessa área, o Rio Grande do Sul certamente será um exemplo para o Brasil e o Mundo”, disse.

Ao lado do governador Tarso Genro, Niedersberg reforçou que a Sema dará prioridade a alguns objetivos pontuais em 2013 e 2014, que certamente formarão a base de um novo paradigma na gestão ambiental gaúcha. Entre eles estão: a revitalização da rede de monitoramento da qualidade do ar, em uma parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); o início do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Estado, com a conclusão ainda nesta gestão dos levantamentos específicos do Litoral Norte e da Região do Guaíba; o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS); o fortalecimento das opções limpas para a matriz energética gaúcha; o ecoturismo; e o saneamento básico.

À frente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) desde janeiro de 2011, Niedersberg elogiou a capacidade técnica dos profissionais da entidade com quem, segundo ele, aprendeu muito. Também referiu como exemplos os ex-secretários Jussara Cony e Helio Corbellini, além dos demais gestores dos órgãos ambientais do Estado.

Valorização dos servidores

De acordo com Niedersberg, seu trabalho dará continuidade ao realizado entre 2011 e 2012 por Jussara e Corbellini. Este segundo, durante a transmissão de cargo nesta segunda-feira, enalteceu o esforço da Sema e da Fepam em concretizar uma antiga reivindicação dos servidores e usuários: um prédio de escritórios moderno, seguro e funcional. “Tanto esta parte física quanto os conceitos estabelecidos nos primeiros dois anos de administração são metas cumpridas e que marcam o início da construção de um sistema ambiental mais moderno, eficiente e justo”, reforçou Corbellini, que permanecerá na pasta nas funções de secretário adjunto e diretor geral.

Na Fepam, com a saída de Niedersberg, a advogada e mestre em ciência política Gabriele Gottlieb passa a responder como diretora presidente da entidade. Até então, ela ocupava a chefia da assessoria jurídica da Fundação.

Carlos fernando Niedersberg - Secretário do Meio Ambiente Químico e técnico científico licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Niedersberg estava à frente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) desde 2011. Promoveu pesquisas nas áreas de bioquímica e físico-química e foi professor do Departamento de Físico-Química da Ufrgs, onde também atuou na Central Analítica e no Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos (CGTRQ), vivenciando diretamente as questões do meio ambiente.

Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

 
Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Borges de Medeiros, 261 - Centro Cep: 90.020-021
Telefone: (0xx51) 3288-8100 - Desenvolvido pela PROCERGS
Brasão do Rio Grande do Sul  
Portal da Secretaria do Meio Ambiente
Envie este conteúdo por E-mail Se desejar enviar para mais de um destinatário, separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.

Nome do remetente:
E-mail do remetente:
E-mail(s) destinatário(s):
Comentário:


Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Rua Carlos Chagas, 55 - 9º andar - Centro Cep: 90.030-020
Telefone: (0xx51) 3288-8100