SEMA Governo do RS
Porto Alegre, 24 de Abril de 2014
COMUNICAÇÃO:
Secretário do Meio Ambiente participa do Cacics ao Meio-Dia em Cachoeira do Sul
Publicação: 25/11/2009
Berfran debate com produtores de Cachoeira do Sul questões relacionadas ao meio ambiente e a licenciamentos
[Baixar imagem em alta definição (0,05 MB)]

O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, participou do Cacisc ao Meio-Dia, nesta terça-feira (24/11), em Cachoeira do Sul, e respondeu a questões relacionadas às alterações da legislação ambiental, que modifica os critérios das Áreas de Preservação Ambiental e Permanente (APA e APP). Representantes da classe orizícola e de diversas lideranças ligadas ao setor produtivo transmitiram sua preocupação com as mudanças, que podem acarretar em redução drástica nas áreas agrícolas em Cachoeira do Sul e região. Berfran foi recebido pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc), Franco Stringari Pudler, e pelo presidente da Câmara Cachoeirense do Agronegócio (CCA) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Carlos Joel da Silva.

Antes do almoço, o secretário teve encontro com as lideranças, quando colocou-se à disposição da cidade para tratar de questões relacionadas com licenças e assuntos ligados ao cultivo de arroz, soja, entre outros. Os agricultores também perguntaram sobre os critérios para plantio de eucaliptos e os impactos ambientais relacionados com a silvicultura. Sobre este assunto, o secretário Berfran informou aos presentes que finalmente chegou-se a um consenso e a reunião do Consema ocorrida no último dia 20 de novembro aprovou alterações no zoneamento da silvivultura, que reduziu a área de plantio de 8 milhões de hectares para 3,5 milhões de hectares, porém melhores distribuídos. O evento reuniu aproximadamente 130 participantes na Sociedade Rio Branco e marcou o início de novos encontros de agricultores e lideranças para discussão de assuntos técnicos, que visam ajustar a adequação às novas leis com o desenvolvimento regional de Cachoeira do Sul.

Para tratar das licenças ambientais para os orizicultores, o secretário agendará reunião, em Porto Alegre, com os produtores,com os técnicos da Fepam e com a participação do Irga. O encontro parte de uma demanda do presidente da União Central de Rizicultores (UCR), Ademar Kochemborger para levantar a situação específica de Cachoeira. Segundo Berfran Rosado, o Estado não pode abrir mão de nenhuma licença cobrada e a produção de arroz tem uma relação muito estreita com o meio ambiente. " Vamos caminhar juntos para encontrarmos as soluções que garantam e produção e os cuidados ambientais", declarou ele.

Em sua palestra, Berfran apresentou a Rede de Sustentabilidade Ambiental, que traça o panorama histórico das legislações ambientais federal e estadual, bem como a atual política ambiental gaúcha que preconiza a descentralização. Participaram da mesa, além de Pudler e de Joel da Silva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Figueiró, o secretário de administração, Rui Ortiz, que representou o prefeito Sérgio Ghignatti, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comagro), Fernando Cantarelli.


ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos (RMT 6260)
Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento (RMT 6174)
F: 51. 3288.8114/ 3288.8115/ 8445.7723
www.sema.rs.gov.br



 
Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Borges de Medeiros, 261 - Centro Cep: 90.020-021
Telefone: (0xx51) 3288-8100 - Desenvolvido pela PROCERGS
Brasão do Rio Grande do Sul  
Portal da Secretaria do Meio Ambiente
Envie este conteúdo por E-mail Se desejar enviar para mais de um destinatário, separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.

Nome do remetente:
E-mail do remetente:
E-mail(s) destinatário(s):
Comentário:


Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Rua Carlos Chagas, 55 - 9º andar - Centro Cep: 90.030-020
Telefone: (0xx51) 3288-8100