SEMA Governo do RS
Porto Alegre, 20 de Abril de 2014
APOIOS:
Projeto Habitantes do Arroio
Publicação: 28/09/2010 - 21:59

Habitantes do Arroio: estudo de conflitos de uso de águas urbanas, risco, saúde pública e comunidades étnicas em Porto Alegre-RS é um projeto de pesquisa e ação, voltado para a descoberta das situações de conflito e interdependência entre grupos sociais diversos, instituições e técnicos de várias áreas envolvidos cotidianamente com os usos (e abusos) das águas do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

Por ser praticamente inédito no Rio Grande do Sul, o "Habitantes do Arroio" despertou o interesse do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que presta apoio institucional ao Projeto. Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Projeto é executado pelo grupo de pesquisa Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV - Laboratório de Antropologia Social) da UFRGS e pela ONG Instituto Anthropos.

A pesquisa se vale da produção e da exibição de documentários, relatórios e narrativas visuais sobre as condições ambientais dos recursos hídricos em questão, contrapostos à diversidade sociocultural de representações simbólicas, ethos e visão de mundo das populações que habitam a microbacia do Arroio Dilúvio quanto aos usos do solo e da água. O objetivo é a valorização do Arroio Dilúvio e do seu ecossistema como bem comum e essencial a toda a cidade de Porto Alegre.

O DRH da Sema convida para o acesso ao Blog interativo do Projeto: http://www.habitantesdoarroio.blogspot.com/

e-mail: habitantesdoarroio@gmail.com

Contato: 51. 3029-9529

 
Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Avenida Borges de Medeiros, 261 - Centro Cep: 90.020-021
Telefone: (0xx51) 3288-8100 - Desenvolvido pela PROCERGS
Brasão do Rio Grande do Sul  
Portal da Secretaria do Meio Ambiente
Envie este conteúdo por E-mail Se desejar enviar para mais de um destinatário, separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.

Nome do remetente:
E-mail do remetente:
E-mail(s) destinatário(s):
Comentário:


Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
Rua Carlos Chagas, 55 - 9º andar - Centro Cep: 90.030-020
Telefone: (0xx51) 3288-8100