Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Após tratamento, Sema devolve gato-mourisco à natureza

Publicação:

Clínica Veterinária Toca dos Bixos   Cópia (2)
Clínica Veterinária Toca dos Bixos Cópia (2)

Um exemplar de gato-mourisco (puma yagouaroundi) foi resgatado após ter sido encontrado às margens da BR 290, provavelmente vítima de atropelamento. O puma foi avaliado por médicos veterinários especializados em animais silvestres, tendo recebido tratamento e cuidados numa clínica veterinária.
Ontem (25), após estar clinicamente apto, conforme avaliação dos médicos, o animal foi devolvido à natureza pela equipe do Setor de Fauna da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) no município de Pantano Grande, na região de Depressão Central do Estado, nas proximidades do local onde foi encontrado, em respeito à sua área territorial.

Por tratar-se de uma espécie de gato geneticamente próxima ao puma (puma concolor) e encontra-se na lista de espécies ameaçadas do Estado como vulnerável, os técnicos do Setor de Fauna articularam com empresas a instalação de colar de telemetria para monitorá-lo por satélite após a soltura.

A chefe do Setor de Fauna Thais Michel explica que o monitoramento fornecerá dados importantes, tais como a área de vida do animal e aspectos do seu comportamento. Estas informações são fundamentais para a tomada de decisões sobre a destinação de animais reabilitados e para a realização de ações de proteção das populações remanescentes em vida livre.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura