Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Adesão ao Cadastro Ambiental Rural atinge 87% das propriedades

Publicação:

No Rio Grande do Sul, 420.086 proprietários ou possuidores rurais se inscreveram no Cadastro Ambiental Rural (CAR) dentro do prazo estabelecido pelo governo federal e encerrado à meia-noite dessa quinta-feira (5) para as propriedades acima de quatro módulos. Este número corresponde a 87,51 % de um total estimado de 480 mil imóveis rurais existentes no Estado. A área cadastrada chegou a 15,93 milhões de hectares de um total de 20,20 milhões de hectares, correspondente a 78,86% da área passível de cadastramento.

Conforme os dados registrados até o momento, o Rio Grande do Sul conta com 939.658 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e 1.582.088 de reserva legal proposta, que serão analisadas e aprovadas no CAR. Em janeiro de 2015, apenas 0,19% dos proprietários haviam aderido ao CAR.

Os resultados expressivos somente começaram a ser obtidos após uma série de providências adotadas pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) em parceira com as secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e diversas entidades do setor produtivo, na divulgação da importância do cadastramento, comprovando que políticas agrícolas e de preservação ambiental são complementares.

Em junho de 2015, o governo publicou decreto regulamentando lacunas existentes devido a algumas características singulares do RS, que vinham dificultando a adesão de muitos proprietários. Entre elas o Bioma Pampa e os banhados. Tanto que de maio de 2014 a 22 de junho de 2015, havia apenas 15.312 cadastros e em dezembro do mesmo ano o número de propriedades cadastradas subiu para 71.750.

De posse das informações apresentadas, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável terá amplo panorama do uso do solo gaúcho, o que contribuirá para uma melhor gestão territorial na busca do equilíbrio entre atividades econômicas e a preservação ambiental. As perspectivas da secretaria são de iniciar o processo de análise dos cadastros ainda neste ano.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura